ALEXANDRA BORGES
Presidente do Reino dos Sonhos



Alexandra Borges sonha acordada desde criança. Sonhou ser jornalista. Passou pela CNN, TV Globo, TVE RTP e atualmente faz estragos na grande reportagem da TVI. Acredita que é possível mudar o mundo e que o jornalismo é uma poderosa arma de denuncia. Foi numa grande reportagem que enfrentou pescadores e traficantes de crianças para as arrancar à escravatura e… regressou do gana virada ao contrário! Empreendedora e hiperativa, utiliza as insónias frequentes para trabalhar nos projetos em que acredita e costuma acordar os amigos com mensagens às tantas da madrugada. Mãe de dois filhos gémeos de 8 anos, recusa-se a que eles cresçam num mundo onde existe escravatura de crianças e, por isso, decidiu pôr mãos à obra e avançar numa campanha internacional contra a escravatura infantil. Escreveu um livro infantil com o Luis Figo - Filhos do Coração - e editou um CD com o mesmo nome que foi quádruplo de platina. Não canta, mas encanta quem ouve a paixão com que fala dos seus “filhos do coração” que já são 93. Sozinha angariou 150 mil euros e resgatou 13 crianças do lago do inferno a quem está a pagar os estudos durante os próximos 10 anos. Acredita que a educação é o caminho para a liberdade e que,um dia, um destes meninos vai chegar a Presidente do Gana e acabar com este flagelo. Inconformada e Irreverente, chateia meio mundo para conseguir o que quer para estas crianças porque como costuma repetir vezes sem conta “É a INDIFERENÇA que está a matar as crianças do Gana”.
MARIA JOSÉ DIONÍSIO
Assesora de Sonhos

Nascida em Torres Vedras na década de 50, cedo aprendeu por grande exemplo familiar, que só o trabalho honesto proporciona uma mente sã, e uma vida digna! Fez o percurso académico no liceu local, destacando-se pela dinâmica e vivacidade natural que imprimia na sua conduta diária. No desporto, encontrou a forma de extravasar toda a sua energia, e também aí marcou pontos, deixando o seu nome gravado na história do Basquetebol feminino. Escolheu cursar Medicina, foi empresária mas é como mãe de uma criança diferente que investe o seu tempo porque acredita que a diferença não pode ser encarada como uma limitação, mas deve ser potenciada como uma mais valia. Nada acontece por acaso, e o seu papel de mãe, aproxima-a de um trabalho jornalístico sobre crianças com diferenças. Rapidamente, a causa a apaixona-a, e leva- a propor mais….de esclarecer e ser esclarecida, de mexer com a causa social! Cresce a empatia por causas nobres, como as despoletadas pela reportagem, sobre a escravatura e o resgate dos meninos do Gana que a levou a acompanhar de perto e ajudar o esforço da jornalista Alexandra Borges há já 6 anos.. Há sempre um dia, em que a verdadeira vocação emerge naturalmente, ganha asas e enche a alma e o coração. Perdeu-se uma boa médica, mas ganhou-se uma mulher que desconhece a palavra impossível.
ELISABETE MOURA
Arquiteta do mundo a sorrir



Elisabete Moura é um mar de “bichos carpinteiros”. Desde sempre irrequieta, conversadora e voluntariosa quis ser arquiteta paisagista e trabalhar com o património arquitetónico e paisagístico. Cresceu, aprendeu, é mãe de dois sorrisos maravilhosos de 13 e 9 anos e… continua a crescer e a aprender a ver quantos sorrisos há para resgatar… Como empreendedora aproveita cada segundo para se dedicar ao que acredita. Recusa a entrega à resignação e juntou-se à causa nobre de defesa dos direitos das crianças, para que estas tenham direito ao próprio sorriso por viverem a sua infância. E acredita e sonha que no mundo a sorrir não pode haver espaço para o tráfico de crianças nem da escravatura infantil. “Sorri sempre mesmo que o teu sorriso seja triste. Porque mais triste que o teu sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir.” Anónimo
RICARDO NOGUEIRA
Criativo de Sorrisos Rasgados



Profissional criativo em artes gráficas, a sua irreverência faz com que seja uma pessoa muito ativa e um inconformado ser humano. Editor gráfico de vários livros e revistas, prima pela simplicidade de processos de produção. Organizado o quanto baste, é disciplinado e refilão. Este “Carneiro” de coração ao pé da boca é um verdadeiro amigo do seu amigo. Aprecia a sinceridade e honestidade dos outros e recusa-se todos os dias em participar em coisas fúteis. É uma pessoa grata aos pais e mestres profissionais por tudo o que lhe ensinaram da vida. Reguila e sempre pronto a ajudar os mais necessitados, detesta injustiças e luta todos os dias para que tenhamos um futuro decente quando a jornalista Alexandra Borges o procurou disse-lhe "vou queimar pestanas por este projecto em que acredito" e depois de fazer o livro "resgate" não mais abandonou a causa sendo responsável de toda a imagem gráfica da ONG Filhos do Coração e um amigo incondicional. Não se assusta com a idade e acha que a velhice não existe porque o coração não tem rugas, comunga da opinião que para fazer um homem não são precisos nove meses mas sim sessenta anos.Gozão e um super brincalhão, bom e genuíno amigo sem dúvida.
SOFIA ESPÍRITO SANTO
Arquiteta da imaginação



Sofia Espírito Santo vive no mundo da imaginação desde que nasceu. Amigos imaginários estiveram presentes até bastante tarde, e talvez hoje em dia ainda existam alguns!... Desde sempre que gostou de ler e sentir-se como personagem das histórias, dos filmes, ou até mesmo dos desenhos animados. O universo infantil sempre foi o seu mundo, sendo que era apelidada pelos primos como “líder da juventude”. Licenciou-se em Arquitetura Paisagista, tendo trabalhado cerca de 2 anos nesta área, até que, após uma noite de sonho acordou e seguiu o que a imaginação sempre lhe disse... Frequentou o curso de formação de actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo também estudado representação em Londres e em Los Angeles. Estreou-se enquanto actriz em TV, cinema e teatro, sendo que é na direcção de elencos infanto-juvenis de séries televisivas que se tem destacado. Em 2004 formou o Grupo de Teatro Infantil Animarte, uma companhia de teatro cujos actores são crianças e jovens dos 7 aos 20 anos de idade, com o objectivo de fazer chegar a arte de representar a todos aqueles que a amam. Neste momento está completamente envolvida com os «Filhos do Coração» e no espectáculo que está a encenar para o Teatro Tivoli para denunciar esta causa. Objectivos? Fazer chegar muito mais do que sorrisos a todas as crianças, resgatadas e por resgatar, do Lago Volta e onde mais conseguir chegar. O limite... está na imaginação…
ALEXANDRE VIEIRA
Advogado dos Sorrisos



Alexandre Vieira, naceu em lisboa num dia de Fevereiro com o desejo ambicioso de mudar o mundo.com 5 anos apenas já estava na revolução de 75 com um cravo nas mãos. Sempre foi o menino gordo da escola...nunca foi um aluno brilhante mas, no recreio, sempre defendeu as crianças vitimas.cresceu e tornou-se advogado de vítimas inocente como as crianças vítimas de abusos sexuais na casa pia que defendeu sem cobrar um tostão. Acredita na justiça e em causas nobres como a dos rotarios que acompanha de perto, desde 2002, como membro activo. Gosta de boa música e de lutar por aquilo em que acredita e acredita na ONG "Filhos do Coração" como um projeto que vai mudar, pelo menos, o mundo das crianças escravas do Gana.
SÓNIA PIÃO
Hapinesser

Mãe e Mulher são condições que acarreta com muito orgulho e que pautam o seu dia‐a‐dia. Nascida em 1977, na cidade de Aveiro, desde cedo se demonstrou uma lutadora, inconformada e altruísta. Assumiu como lema de vida o ser Mãe e dedica a sua vida à filha de 11 anos e ao bebé de 2. Adora desafios e a eles se entrega a 100%, mais ainda quando os mesmos seguem causas que a maioria diria de impossíveis ou inalcançáveis. Imaginativa, intuitiva e com grande capacidade para analisar situações e pessoas tem, ao longo dos anos, estado ligada a várias associações de direito privado, interesse público, educativo, formativo e cultural. Profissionalmente, e numa instituição de ensino superior, está ligada a uma enorme variedade de áreas que vão desde a gestão financeira, gestão de recursos humanos, informática e a organização de eventos. A ligação a esta causa aconteceu de uma forma espontânea mas cedo despertou, mais uma vez, o sentido de responsabilidade, voluntariado e obrigação de se dedicar aos outros. O SORRISO é a sua ginástica facial diária.
NUNO LOPES
Um grãozinho de areia na praia da solidariedade.



Técnico de Electrónica numa empresa de automação bancária, vagueia pela cidade de Lisboa a fazer maravilhas de modo a que se possa arrancar dinheirinho das “paredes”. Católico por devoção, entra no caminho da solidariedade pela mão da mulher e participa em vários eventos de solidariedade no âmbito da igreja católica. Sorri sempre que ouve a palavra impossivel, luta sem tréguas por todas as causas em que acredita e afirma com toda a certeza que recebe sempre em dobro aquilo que dá. Devido a essa experiência de vida o seu filme favorito é “favores em cadeia” que funciona também como fonte de inspiração. Na ONG Filhos do Coração é um voluntário que faz tudo o que seja necessário e tenta ultrapassar todas as dificuldades informáticas do site e criou a página de "likes" com muito amor e carinho. Pai de uma filha linda e irrequieta tenta ensinar-lhe o valor da solidariedade através deste projeto que muda o mundo interior de todos nós.
CATARINA GONÇALVES MONTEIRO
A Voz dos sorrisos



Catarina Gonçalves Monteiro desde que nasceu que comunicar é o seu lema. Desde muito pequenina que a imagem através da foto era o seu principal hobbie. Licenciou-se em Gestão de Marketing, trabalhou durante muito tempo em Telecomunicações , mas há três anos o seu rumo mudou, e passou a fazer da Comunicação a sua ferramenta de trabalho. É professora de Comunicação e Publicidade numa escola profissional. Em 2006 juntou-se como voluntária ao Grupo de Teatro Infantil Animarte, uma companhia de teatro cujos actores são crianças e jovens dos 7 aos 20 anos de idade, com o objetivo de fazer chegar a arte de representar a todos aqueles que a amam. Através do grupo Animarte, conheceu o projecto “Filhos do Coração” com o qual se envolveu pois esta nobre causa precisa de ser divulgada e denunciada. Como comunicar para ela é primordial, neste projecto o seu objetivo principal é gritar ao mundo “VAMOS RESGATAR MAIS SORRISOS!!”
RITA BORGES
Fada dos Desejos



Após ter desistido do curso de arquitectura, Rita deu cambalhotas num mundo que se mostrou do avesso. Foi na viagem ao Gana, em 2009, que conheceu uma realidade assustadora que contrastava ao mais alto nível com tudo o que até então vivera. Ao longo dos 10 dias que mudaram a sua vida, registou cada minuto, viveu intensamente todos os momentos e cresceu como quem ama. Aprendeu a valorizar aquilo em que vale a pena acreditar e deixou que a entrega se fizesse sentir. Actualmente frequenta o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social onde crê ter encontrado o caminho a seguir. Ainda assim, quanto ao futuro não tem certezas pois em tudo aquilo que tem pela frente apenas reina a convicção de que estas crianças são tudo o que pretende abraçar.

DESTAQUES | FEATURED

NOTÍCIA IMPORTANTE Junho 20, 2013 | 0 comentários

18 MIL ASSINATURAS CONTRA A ESCRAVATURA INFANTIL NO GANA ENTREGUES NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA   A ONGD, Filhos do coração, entregou ontem, dia 5 de Junho ás 14h, à Vice-presidente da AR, Teresa Caeiro, 18 mil assinaturas contra a escravatura infantil no Gana. A petição informava os deputados de que crianças com 3 e 4 anos são vendidas pelos próprios pais por menos de 30 euros a pescadores que as escravizam na... Ler mais

ESCRAVATURA INFANTIL

A inveja é a homenagem que a inferioridade tributa ao Ler mais

GANA | GHANA

latest actions image